Sem sombra de dúvidas, o follow-up de vendas é essencial para o sucesso nos resultados das vendas. No entanto, ao mesmo tempo que é uma parte importante do processo, é algo que se for feito de forma errada vai ser prejudicial à empresa e taxar os vendedores de chatos. 

O follow-up de vendas é uma etapa que encontra muita resistência por parte dos leads, justamente pela experiência negativa que tiveram em um momento de alguma compra. E para os vendedores, pode ser uma atividade cansativa e desestimulante. 

Mas eu tenho algo para te contar: existem algumas estratégias que podem tornar esse processo menos tortuoso e muito mais eficiente!

Por isso, preparei este conteúdo com 5 estratégias para fechar mais vendas através do follow-up!

Bora vender mais?

O que é follow-up de vendas?

Traduzindo para o português, follow-up significa “acompanhamento” e é justamente esse o objetivo proposto pelo termo. De modo geral, o follow-up de vendas é composto por estratégias para acompanhar o lead após o primeiro contato e guiá-lo até que a venda seja consolidada.

5 estratégias de follow-up para vender mais (sem ser chato)

Conduzir o lead para a jornada de compra precisa ser um processo estratégico e bastante cauteloso. Além disso, é preciso que o vendedor seja ético e entenda os valores da empresa ao realizar o follow-up.

Então, para te ajudar, separei 5 estratégias FUNDAMENTAIS para você aplicar no follow-up de vendas (no final, tem um bônus). 

1 – Faça um planejamento

Vamos combinar, não adianta mandar um “Oi sumido.Vamos fechar?”, não é mesmo? 

Depois do primeiro contato é fundamental anotar todas as informações e registrá-las (preferencialmente em um CRM). Isso vai permitir que as próximas conversas tenham um histórico importante para ser usado – desde a forma de falar com o lead, até o horário e o melhor canal para se comunicarem. 

2 – Defina a próxima etapa

Você já deve estar cansado de ouvir que depois de cada contato, a próxima conversa já deve ser agendada, certo? 

Então, eu vou dizer isso de novo: nunca termine uma conversa deixando em aberto o próximo contato, porque assim, o lead tem grandes chances de sumir. 

Essa é uma regra básica de follow-up (mas fundamental). Mas não é somente isso que tenho para te dizer. 

É importante que, nas próximas conversas com o lead, você esteja preparado sobre as abordagens que precisa fazer. E para que você tenha insumos para nutrir essa conversa, é preciso pesquisar muito sobre seu lead. 

3 – Seja um vendedor de iniciativa!

Já parou para pensar no tanto de vendas perdidas por falta de follow-up? Não dá para esperar o lead retornar. Por isso, tenha iniciativa e não desista já após o primeiro contato. 

Claro, isso faz voltarmos na estratégia 1, sobre não mandar apenas um “Oi Sr. Sumido”. 

Mas o vendedor tem o poder de influenciar fortemente na decisão de compra do lead, e uma postura pró-ativa vai fazê-lo estar à frente das negociações – além de mostrar ao lead que ele realmente importa e não foi esquecido.

4 – Use o Marketing de Conteúdo a seu favor

O marketing de conteúdo, ou inbound marketing, é uma maneira de criar uma conexão duradoura com o lead, por isso se torna tão importante no processo de follow-up de vendas. 

A principal premissa do marketing de conteúdo é entregar conteúdos relevantes ao lead, informações que poderão ser úteis para sanar alguma dor. Além disso, é uma ótima oportunidade para apresentar cases de sucesso, mostrando como para determinado cliente seu produto fez a diferença.  

5 – Não seja chato!

A definição de chato é bastante relativa, mas nesse caso é principalmente sobre não ser inconveniente no processo de follow-up.

Ligar antes da data combinada, enviar mensagens diárias, marcar reunião às 17h45 de uma sexta-feira, são alguns exemplos do que podem te tornar um vendedor chato no processo de follow-up de vendas. 

Eu sei, muitas vezes estamos lidando com a pressão de bater metas e o fim do mês pode acentuar isso, mas entenda que se você forçar o contato com o lead, ele vai acabar sumindo.

DICA BÔNUS 

Uma estratégia que funciona muito bem é a criação de um fluxo de cadência (se você não está familiarizado com esse termo, me manda uma mensagem ou deixe sua dúvida nos comentários que te explico melhor).

Você pode se perguntar qual o número ideal de follow-ups para se construir um fluxo de cadência com alta taxa de conversão, certo? 

Mas sinto informar que o número ideal não existe, porque isso depende muito do perfil do seu lead. Alguns de nossos clientes aqui na Up2Sales precisam de 15 follow-ups, enquanto outros conquistam mais vendas com um fluxo de 5 follow-ups. 

Independente do número de follow-ups, você precisa criar um fluxo de cadência e segui-lo! 

Follow-up de vendas eficiente

Bom, como pudemos ver, o follow-up de vendas precisa ser um processo planejado estrategicamente para converter em vendas, de fato. 

É algo que precisa de persistência e paciência, mas eu te garanto – que quando bem aplicado – ele funciona! 

No entanto, se sua empresa não tem conseguido alcançar os resultados esperados nos processos de follow-up de vendas, você pode contar com nossa ajuda! A Up2Sales pode ajudar sua empresa a converter mais!

É só clicar aqui para falar com um de nossos Especialistas!

Boas vendas pessoal!

Fernanda Pedroso

Founder Up2Sales